Publicado em Bolos e Tortas Doces, Festas e Ocasiões Especiais, Nível de dificuldade: médio, Tempo de Cozimento: médio, Vídeo

Bolo de Aniversário animado. O Bolo, o aniversário e o vídeo da receita.

Setembro é mês de festa aqui em casa. Os meus dois filhos mais novos fazem aniversário nesse mês. Um dia 03 e outro dia 13. Assim, invariavelmente, haverá bolo.

Mas esse bolo… esse bolo foi o bolo mais fofo, mais gostoso e mais divertido que já fiz. Massa de chocolate com recheio cremoso de coco e geléia de morango.Suavemente doce e levemente azedinho, o equilíbrio perfeito… totalmente desequilibrado pela avalanche de guloseimas que colocamos em cima…kkkk.

Para contentar a todos os gostos sem distinção, Fini, chocolates, gomas,chicletes, M&M’s, bolachas (ops, biscoitos… ou bolachas?) Tubets, Kit Kat… muita diversão, alegria e sabor em um Bolo Inesquecível para um inesquecível aniversário.

img_1884
Não parece um bolo? Não? Mas é um bolo.
img_1892
E agora, é ou não é um bolo?

Massa:

  1. 5 ovos em temperatura ambiente, clara e gemas separadas.
  2. 2 xícaras de açúcar.
  3. 2 1/4 de farinha de trigo.
  4. 1/4 de chocolate 50% de cacau. Mínimo.
  5. 1 xícara de leite quente.
  6. 1 colher de manteiga.
  7. 1 colher de sopa cheia de fermento de bolo.

Essa é a receita de Pão de Ló da queridíssima Tia Fátima de Cuiabá. Boleira de mão cheia, cursou recentemente faculdade de Gastronomia tornando-se  um exemplo de superação e tenacidade para toda a família. Parabéns. Sentimos muito orgulho de você.

A receita completa, passo a passo e em fotos pode ser conferida no link a seguir: Pão de Ló da Tia Fátima. Uma receita que sempre dá certo.

Vocês irão perceber que a receita original pede 2 1/2 de farinha de trigo. Coloquei 2 xícaras e 1/4 de farinha e 1/4 de chocolate em pó que foi peneirado 2x junto com a farinha.

O recheio é de beijinho cremoso.

  1. 1 lata de leite condensado.
  2. 1 vidro de leite de coco de 200ml.
  3. 1oo gr de coco ralado em flocos.
  4. 200 ml de leite.

Em fogo baixo, cozinhe os 3 primeiros ingredientes até passar a espátula pelo fundo da panela e se formar um “corredor. Quando vocês fizerem vão entender. O creme  separa-se  e demora um pouco a juntar-se novamente.

Adicione o coco e deixe esfriar.

Montagem:

Eu assei a massa em 2 formas pequenas de tamanho igual. Assim, quando assaram os bolos ficaram bem altos e pude dividir cada bolo em 3,  formando 6 camadas de bolo que intercalei com creme e Geléia de Morango. Veja o link: Geléia de Rutas Vermelhas.

Se tiver curiosidade, veja esse belo vídeo da Cozinha Sincera publicado no YouTube: Geléia de Frutas Vermelhas. Mas é de frutas vermelhas, não de morango? Respeitando a proporção fruta açúcar, pode usar morango sem risco nenhum de algo sair errado.

A montagem passo a passo pode ser vista nesse divertido vídeo que tive imenso prazer em editar. Assistam e, se gostarem, sigam o canal da Cozinha Sincera no YouTube. Tem muita coisa legal esperando lá por você.

Bolo divertido de Aniversário ou Bolo de Aniversário Divertido?

Uma boa tarde a todos.

img_1882
Monster Cake…kkkkk.

 

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Um comentário em “Bolo de Aniversário animado. O Bolo, o aniversário e o vídeo da receita.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s