Publicado em Acompanhamentos, Comida Vegetariana, Culinária saudável, Glúten Free, Legumes, Molhos, Nível de dificuldade: fácil, receita em foto, Receitas Veganas, receitas vegetarianas, Tempo de Cozimento: médio, Vídeo

Terrine de Legumes. Uma receita de inspiração francesa para servir legumes.

Terrine é uma palavra francesa originária da palavra terroir que significa terra e é uma alusão ao tipo de material do qual eram feitas as formas nas quais eram, e são, preparadas essas receitas. Compostas por uma infinidade de ingredientes como carnes, peixes, frutos do mar, patês e legumes é um prato comum na mesa francesa tanto como acompanhamento como prato principal.

A receita abaixo foi feita unicamente com legumes, alguns assados, outros picados,alguns ralados ou grelhados. É uma primeira experiência que resultou em uma preparação criativa, colorida, saudável e algo sedutora aos olhos.

Vejamos:

Ingredientes:IMG_1605

  1. 2 berinjelas grandes.
  2. 1 abobrinha grande.
  3. 1 cebola.
  4. 1 cenoura.
  5. 1/2 pimentão amarelo.
  6. 3 batatas médias.
  7. Folhas frescas de manjericão, ou orégano, ou sálvia, ou salsinha…
  8. Sal e pimenta do reino.
  9. Azeite de oliva.
  10. 50 ml de vinho branco ou suco de laranja.
  11. 3 colheres de sopa de manteiga.
  12. Ervas frescas.

Modo de Fazer:

Asse a berinjela, envolta em papel alumínio,  por 15 minutos em forno preaquecido a 200 graus.

IMG_1606

Enquanto a berinjela assa, pique os outros legumes e fatie finamente  a abobrinha e rale as batatas.

IMG_1641

Retire as berinjelas do forno, abra com uma faca, retire com uma colher a polpa e fatie.

Unte com azeite de oliva uma assadeira retangular pequena, como as usadas para assar pães. Disponha as fatias de berinjela cobrindo o fundo e subindo pelas laterais. Você deve ter em mente criar um invólucro para seu recheio.

Aqueça uma frigideira e grelhe as fatias de abobrinha. Eu fiz dessa forma por capricho mesmo…kkk. Você pode, ao invés de assar 2 berinjelas, assar 3 e separar a casca de uma delas para fechar a terrine.

Coloque as folhas frescas de ervas de sua escolha, coloque metade da batata ralada e tempere com sal e pimenta. Adicione os legumes refogados, coloque a batata restante e pressione a fim de que fique bem compacto o recheio.

Cubra com as fatias de legumes que você separou tendo o cuidado de cobrir bem o recheio.

IMG_1653

 

Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por 30 ou 40 minutos.

Enquanto isso, coloque 50 ml de vinho branco ou suco de laranja na frigideira onde refogou os legumes, mecha até reduzir e aparece o fundo da panela. Acrescente 3 colheres de sopa de manteiga e ervas fresca. Deixe reduzir mais e coloque em uma molheira.

Quando a terrine estiver assada, espere esfriar, desenforme cuidadosamente, fatie e sirva com salada para um prato principal ou como acompanhamento para alguma carne assada.

Não esqueça do molho.

IMG_1666

Para ver esa receita passo a passo, clique no link Terrine de Legumes. e veja o novo vídeo da Cozinha Sincera no YouTube e, caso gostem do que viram, assinem o canal para receber os vídeos em primeira mão. Aproveito para convida-los para seguir a cozinha em sua página no Facebook, Cozinha Sincera e no Twitter @cozinha_sincera.

Boa noite e bom início de semana a todos.

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s