Publicado em Agenda do dia, Bolos e Tortas Doces, Festas e Ocasiões Especiais, Festas Juninas, Festas Populares, Nível de dificuldade: fácil, Tempo de Cozimento: médio

Bolo de Coco no Pote. Um presente dentro de outro.

Furoshiki é uma técnica japonesa que consiste em embrulhar objetos em tecido para serem transportados. A origem do hábito remonta ao século 17 quando era costume embrulhar as roupas limpas a serem usadas após o banho em panos de seda a fim de serem transportadas. Furo (banho) Shiki (forrar, revestir).

Com o passar do tempo, a prática se estendeu ao embrulho de qualquer objeto a ser transportado tanto pela sua versatilidade, se moldado a objetos de qualquer formato, quanto pelo seu apelo sustentável, pois a embalagem (lenço) tanto pode ser usada inúmeras vezes como pacote ou bolsa,  quanto é parte do presente quando oferecido,  criando um ciclo de uso e reaproveitamento da embalagem em que  charme, zelo, tradição, sustentabilidade e modernidade se encontram em um embrulho para presente.

Saiba mais em Furoshiki, o embrulho tradicional do Japão e veja no infográfico abaixo algumas sugestões de Furoshiki para embalar diversos objetos.

furoshiki_diagram-12
Furoshiki. Técnica japonesa para embrulhar objetos com tecido.

Continuando com o tema tradição, existe uma tradição brasileira que nunca achei que fosse tão popular no Rio de Janeiro. São as Festas Juninas, e Julinas, e Agostinas…kkk. Verdade, o gosto do carioca por Festas Juninas é tão grande que é comum elas se estenderem ate o mês de Agosto. Nesse período você vê Festas Juninas em colégios, prédios, condomínios,  ruas, casas, mercados, salões de beleza, academias, enfim, pela cidade toda.

Como é comum cada um levar uma prenda para a festa, surgiu a ideia de fazer um Bolo no Pote, pois o fato de ser uma porção individual facilitaria na hora das pessoas se servirem.

A ideia primeira era montar em potes de vidro redondos e forrar a tampa com um círculo de tecido colorido, o que se tornou complicado pois os potes de que dispunha tinham tamanhos e formatos diferentes.

Após definir como  retangular o formato do pote restava saber como embrulha-lo. Foi aí que descobri  Furoshiki e o resultado foi encantador.

image
Bolo de Coco empacotado com a técnica japonesa Furoshiki.

IMG_1273IMG_1269IMG_1270

A massa do bolo foi  Pão de Ló da Tia Fátima, o creme do recheio, o Beijinho Cremoso do Bolo Kit Kat, no meio, para umedecer a massa, suco de laranja e Curd de Limão Siciliano, como cobertura, Mousse de Maracujá em que não coloquei maracujá e, no lugar disso, salpiquei coco queimado por cima.

Valeu a pena? Muito. Ficou lindo e, pelo que me disseram, delicioso.

Para ver como foi a montagem no momento em que foi feita, acessem a página no Facebook da Cozinha Sincera pois transmiti ao vivo e passo a passo a montagem.

Aproveitando o embalo, embrulhei com a mesma técnica uma Torta de Maçã e sua Calda Caramelo que levei de sobremesa para um almoço.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Espero que tenham gostado e que esse blog cumpra sua função que é inspirar vocês a entenderem  que, cozinhar é uma aventura.

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Um comentário em “Bolo de Coco no Pote. Um presente dentro de outro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s