Publicado em Comida Vegetariana, Confort Food, Culinária saudável, Molhos, Nível de dificuldade: fácil, passo a passo, receita em foto, Receitas Italianas, Tempo de Cozimento: rápido, Vídeo

Nhoque de Batata-Doce com Pesto Alla Trapanese.

Pesto. Molho originário da região da Ligúria na Itália, especificamente da cidade de Gênova. Feito com manjericão, queijo pecorino ou parmesão, alho, pinoles e azeite de oliva é um molho aromático e delicioso para massas… carnes… risotos… peixes… Vocês entenderam o sentido…  pensem em um Filé de Peixe grelhado acompanhado de uma generosa porção de pesto por cima; ou uma  porção de Polenta fumegante  com uma colherada de pesto bem no meio; ou um delicioso Risoto Piemontês ao qual foi acrescentado pesto pouco antes de ser servido…

IMG_1183
Nhoque de Batata-doce com Pesto Alla Trapanese.

Agora, se seu sabor e sua versatilidade são de público conhecimento o mesmo não se pode dizer de todas as suas versões… existe Pesto de Rúcola, Pesto de Zuchini, Pesto de Peperoni, Pesto de Pistacchi, de Mardole, de Sálvia e até mesmo de Mirtilo…

Veja: 40 pesti per la pasta.

A variedade é imensa mas a base é quase sempre a mesma. Uma noz: pinole, pistache ou amêndoa; uma erva aromática: manjericão, sálvia, rúcola;  um queijo: pecorino, parmesão, muçarela; e azeite de oliva.

 

Vejamos então a receita do Pesto Alla Trapenese, ou Pesto com Mardole e Pomodoro,  ou Pesto de Tomate com Amêndoa.

Ingredientes:

IMG_1158
Pesto Alla Trapanese: manjericão, tomates, amêndoas, pecorino, azeite de oliva e sal.
  1. 50 gr de amêndoas sem pele. Mais ou menos 15.
  2. 2 dentes de alho
  3. 1 maço grande de manjericão fresco. Deve resultar em 1 xícara de folhas sem os caules.
  4. 6 tomates sem pele e sem semente.
  5. 2 colheres de sopa de queijo pecorino ou parmesão.
  6. 6 colheres de sopa de azeite de oliva.

 

Esse é o primeiro pesto que faço usando  processador de alimentos pois as ervas utilizadas no molho são muito sensíveis e oxidam  facilmente quando trituradas resultando em molhos escuros e amargos. “…pestatele insieme all’aglio sbucciato dentro un pestello di marmo…”.

Mas como resolvi seguir a receita…

IMG_1161
Pele os tomates. Coloque uma panela de água para aquecer,  quando a água ferver faça cortes em cruz na pele dos tomates e adicione à água. Espere alguns minutos até a casca soltar, retire da água, espere esfriar e  tire a pele e as sementes. Coloque as sementes em uma peneira para escorrer o sumo dos tomates.

Adicione todos os ingredientes ao processador e triture rapidamente.

IMG_1167

Está pronto para ser usado…

Veja o molho original acompanhado de Nhoque de Batata-doce sem glúten.

IMG_1178

Como a Cozinha é Sincera admito, experimentei e achei que faltava algo… os tomates crus resultaram em um molho pálido e pouco intenso. Não tive dúvidas, coloquei o molho em uma pequena panela e deixei ferver alguns minutos. Me perdoem os italianos, principalmente da região do Porto de Trapani,  mas creio que a matéria prima deve ser diferente o que me obrigou a cometer essa heresia… que resultou em um molho incrivelmente saboroso pois, caso o contrário, não estaria aqui compartilhando a receita.

IMG_1180

Na página A Cozinha Sincera no Facebook vocês podem ver um vídeo feito ao vivo enquanto eu modelava os nhoque com o auxílio de um garfo. Vale a visita.

A receita do Nhoque de Batata-doce pode ser conferido no link abaixo.

Nhoque de Batata-doce.

E você pode assistir um vídeo da Cozinha Sincera no YouTube com a receita acompanhada de Ragu de Cordeiro.

Nhoque de Batata-doce.

Bom final de dia a todos.

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s