Publicado em Carnes Vermelhas, Confort Food, Massas, molho, Nível de dificuldade: médio, passo a passo, Receita para festas e ocasiões especiais, Receitas Italianas, Tempo de Cozimento: médio

Espaguete com Almondegas. O amor está no ar…

Não existe nada mais moderno do que um clássico…em todos os sentidos.

6764-6745-foto_3
A Dama e o Vagabundo. Filme de animação produzido pela Disney em 1955. Para ver a clássica cena do beijo click no link abaixo. https://youtu.be/V_ViLVoBm5Y

Almôndega, Polpetta (Itália), Albóndiga (Espanha), Köttbullar (Suécia), Meatballs (países de língua inglesa)… mas a designação mais curiosa que já ouvi foi de meu pai, militar aposentado, que sempre detestou comer “granadas” no quartel…

O nome e a origem é aparentemente siciliana, apesar de haver dúvidas…, ver Cucina Artusiana, mas minha mais deliciosa imagem ainda é a cena desse clássico da Disney pela sua beleza, sua sensibilidade, sua música e, por que não, todo seu romantismo.

Assim, estando tão perto do dia dos namorados que tal presentear sua dama ou seu vagabundo com uma dose extra de romantismo fazendo um generoso prato de Espaguete com Polpetta para compartilhar?

Ingredientes:

  1. 1 kg de carne moída. Dê preferencia a alcatra ou contra filé pois é necessário que a carne tenha um pouco de gordura.
  2. 1 ovo.
  3. 1 cebola ralada ou picada muito miúda.
  4. Temperos frescos a gosto.
  5. 1/3 de xícara de farinha de trigo, migalhas de pão ou farinha de arroz para uma versão sem glúten que foi a que fiz.
  6. 1/2 xícara de queijo parmesão.
  7. Sal e pimenta do reino a gosto.
  8. IMG_0680
  9. Óleo para fritar.
  10. Uma generosa porção de Molho ao Sugo.
  11. 500 gr de espaguete.

Modo de Fazer:

Misture muito bem todos os ingredientes em uma tigela.

IMG_0684IMG_0685IMG_0686

Molde as bolinhas e reserve enquanto prepara o molho.

Quando o molho estiver pronto, frite as almôndegas.

IMG_0687IMG_0690IMG_0693

Coloque uma panela com bastante água para ferver, salgue e coloque o macarrão para cozinhar seguindo as especificações do fabricante.

Enquanto a água aquece e o macarrão cozinha, adicione as almôndegas ao molho e deixe ferver. Você verá que o molho ficará mais grosso e encorpado.

IMG_0694

Quando a massa estiver pronta, adicione 2 conchas do líquido de seu cozimento ao molho, retire as polpettas, escorra o macarrão, adicione ao molho, misture, e sirva com as polpettas por cima polvilhado generosamente com parmesão ralado.

IMG_0695IMG_0696

IMG_0699

Para um noite inesquecível recomendo Tiramisu como sobremesa e um bom vinho italiano para acompanhar. Pode ser um Chianti,um  Rosso de Montaltino ou um bom vinho da região da Toscana.

image60
Veja a receita e saiba mais sobre o passado libertino da sobremesa. https://cozinhasincera.com/2014/11/11/tiramisu-uma-deliciosa-e-energetica-receita-de-passado-libertino/

Para um clima perfeito, uma bela mesa, iluminação indireta e uma boa trilha sonora. Se me permitem a ousadia, creio que Eros Ramazotti é perfeito.

Ouça e me diga se não é uma versão moderna da trilha sonora do filme A Dama e o Vagabundo…  Eros Ramazzotti.

Ciau amores, ciau

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s