Publicado em Comida Vegetariana, Confort Food, Cozinha Japonesa, Culinária saudável, Glúten Free, Legumes, Massas, Nível de dificuldade: fácil, passo a passo, receita em foto, Receita sem glúten, Receita sem lactose, Receitas sem glúten, receitas vegetarianas, Tempo de Cozimento: médio

Tempura de Legumes Glúten Free.

Depois de quase um mês,  retorno as atividades do blog com a mesma meta de compartilhar receitas fáceis, diferentes e criativas que possam tornar sua rotina mais agradável acrescentando conhecimento e aventura à sua cozinha.

A escolha dessa massa para tempura cumpre todos os requisitos propostos acima. É fácil, rápida, simples e ao mesmo tempo criativa pois é uma versão sem glúten e sem lactose da tradicional massa japonesa para  empanar.  Feita a partir de água com gás, farinha de arroz e um ovo conferiu aos legumes uma camada fina e crocante de massa  preservando sua textura e mantendo seu sabor.

Empanei pedaços de  berinjela, abobrinha, batata-doce e abóbora cabotiá. Meu filho duvidou de que aquelas fatias finas e crocantes fosse de abóbora, um dos poucos, legumes de que ele não gosta.

IMG_0744
Abóbora, Berinjela, Abobrinha e Batata-doce. A seleção de legumes feita pela Cozinha para um Tempura.

Fatie os legumes por categoria. Os mais duros, como a batata e a abóbora, bem finos e os com mais água, como a abobrinha e a berinjela, um pouco mais grossos. Um detalhe: os legumes com mais água tendem a ficar menos crocantes do que os com mais massa. Assim, vale a pena você escolher de acordo com seu objetivo. No meu caso, como adoro berinjela e abobrinha empanada, fiz uma seleção que contemplasse os legumes mais crocantes e secos e legumes mais macios e suculentos.

IMG_0748
Legumes fatiados. Para os mais duros usei um fatiador a fim de que tivessem todos a mesma espessura.

A massa é muito fácil e leva somente três ingredientes:

  1. 1\2 xícara de farinha de arroz.
  2. 1 ovo.
  3. Água com gás. Quanto de água? Coloque o ovo dentro de uma xícara medidora de 200 ml, ou um copo de requeijão, e complete com a água. Essa é a medida.

Modo de Fazer:

Coloque o ovo com a água em uma tigela e bata bastante com um fuet ou um garfo.

Adicione a farinha, misture bem e deixe gelar enquanto fatia os legumes.

Depois de tudo fatiado e a massa gelada vamos fritar.

Tem calafrios com essa palavra, começa a imaginar gorduras se depositando em seu corpo e suas artérias só de pensar nisso? Saiba que esse comportamento é fruto de uma política nutricional que por décadas demonizou as gorduras nos levando a acreditar serrem elas as responsáveis por todos os males dos quais nosso corpo sofre principalmente a  obesidade e problemas coronários.

Para mais informações consultar Health.harvard  em inglês e Scientific American Brasil. Está escrito aí que você pode comer fritura à vontade, se fartar de hambúrgueres e coxinhas sem nenhum risco para sua saúde? Claro que não. Mas está escrito que você não vai morrer por, eventualmente, comer algo frito desde que feito por você, usando óleo de qualidade, sem reuso e com temperatura controlada.

Aqueça o óleo em uma panela média, passe as fatias de legumes pela massa e adicione aos poucos ao óleo quente. Cuide de fritar sempre os mesmos legumes juntos pois os tempos de fritura de cada um são diferentes.

IMG_0750

IMG_0752
Disse para não por legumes diferentes juntos para fritar pois os tempos são diferentes mas eu mesmo cometi esse erro…kkk.

Para acompanhar misturei shoyo com gengibre e cebolinha verde.

 

IMG_0759
Tempura de Legumes.

Espero que gostem.

Boa noite a todos.

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s