Publicado em Confort Food, Culinária saudável, Glúten Free, Massas, Nível de dificuldade: alto, passo a passo, Receita sem glúten, Receitas sem glúten, Tempo de Cozimento: médio

Ravioli de Massa sem Glúten recheado de Zucca e servido com Molho ao Sugo.

Decidir restringir o consumo de determinado ingrediente ou alimento é um processo difícil e doloroso pois vai de encontro com toda uma herança cultural e afetiva impactando de forma drástica  uma rotina formada pelos nossos hábitos e nos tirando totalmente de nossa zona de conforto. Por tudo isso possa afirmar sem sombra de dúvida nenhuma que tal decisão somente deve ser tomada se refletir um ganho de qualidade de vida que justifique o desconforto.

IMG_0425
Ravioli com massa sem glúten e ovos recheado e servido com molho ao sugo.
IMG_0426
Ravioli de massa à base de ovos com farinha convencional e molho ao sugo. A receita da massa convencional pode ser vista clicando no link https://cozinhasincera.com/2013/05/19/tortelli-di-zuca-aos-molhos-e-tartufo-nero/

A restrição ao glúten parece ser um novo modismo difundido pelas celebridades, pelas revistas de dietas que vendem o “Santo Grau” do máximo emagrecimento com o minimo de esforço todo o mê e por uma indústria alimentícia voraz em explorar um novo filão de consumidores dispostos a pagar muito caro por um pãozinho, mais ou menos macio, a fim de  sanar a carência afetiva que abrir mão de um produto que sempre esteve presente em sua vida gera.

Apesar de tudo que foi dito acima, sabe-se que ocorreu um considerável aumento de portadores da doença celíaca nos últimos tempos e que cada vez mais pessoas tem desenvolvido níveis diversos de sensibilidade ao glúten. Para mais informações acerca dos sintomas e consequências da sensibilidade ao glúten consultar Glúten a causa escondida para tantas doenças?

Bom, deixemos a conversa de lado e vamos a essa receita que, se não resolve todas as carências alimentares de quem adora uma massa recheada mas não pode mais consumir alimentos com glúten, funciona como um acalanto.

Minha definição para o resultado foi a seguinte: se um Ravioli tradicional gera 100% de satisfação ao paladar esse gera 70% de satisfação. Mas se  sentar à mesa com sua família e não desfrutar da mesma refeição gera 100% de frustração, fazer essa massa como opção é a garantia de toda a alegria e pertencimento que você precisa.

Ingredientes:

  1. 1 1/2 xícara de farinha de arroz.
  2. 3 ovos crus.

Modo de fazer:

Coloque a farinha em uma tigela.

Bata os ovos e adicione à farinha.

Misture bem e sove por 5 minutos. A textura lembra massa de modelar.

Deixe 30 minutos em repouso embrulhado em plástica à temperatura ambiente.

7ade51cae5480ed523374a3b8bd0393c
Estenda a massa com o rolo o mais fina que você conseguir sem romper a massa.
1efab9c8003ba3990d7b2c80d66c1ae4
Corte círculos com o auxílio de um molde ou um pires
image
Recheie de acordo com sua preferência.
a8a204d9486f5cf3801f3726d9423e18 (1)
Cubra com outro círculo com cuidado para não partir a massa. Pressione o centro com a palma da mão empurrando o recheio para baixo.
7a453059d81b77d855353811b6091d2e
Feche selando bem as extremidades.

Coloque uma panela de água salgada para ferver, cozinhe até que eles subam à superfície e fiquem ligeiramente transparente.

Retire e sirva quente com o molho de sua preferencia.

IMG_0423

Boa tarde a todos.

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s