Publicado em Acompanhamentos, Confort Food, Dicas de Leitura, Molhos, Nível de dificuldade: fácil, receita em foto, Saladas, Tempo de Cozimento: rápido, Vídeos

Maionese Fácil da Tere. 5 minuto e pronto.

Gosto de fazer maionese em casa. Por sua leveza, sua versatilidade, sua facilidade e por acrescentar um toque pessoal em saladas, sanduíches e petiscos.

Além e todas essas vantagens posso usar gorduras de qualidade, como óleo de girassol e azeite de oliva na preparação, evitando assim o consumo de gorduras trans e o pesado sabor residual da maionese industrializada.

IMG_0349
Maionese feita no liquidificador. Fácil, rápida e delicosa.

Essa não é a primeira receita de maionese desse blog. A receita anterior é feita a partir de uma gema cozida e uma gema crua as quais são acrecidos óleo e suco de limão até que se obtenha a quantidade necessária de molho e é  a que mais costumo fazer aqui em casa. A receita abaixo tem uma excussao mais fácil e rápida sem comprometer o sabor ou a consistência do molho

Na verdade, a maionese é fruto de uma combinação química entre dois líquidos que não se misturam naturalmente, é uma emulsão,  resultado da mistura de ovos, vinagre ou suco de limão, e óleo vegetal que são batidos vigorosamente até que o óleo se desmancha em gotículas que não se separam do ovo e do vinagre. WOLKE, Robert L. O que Einstein disse ao seu cozinheiro: a ciência na cozinha. Página 187.

Essa receita traz consigo uma carga afetiva, pois é tradicional na casa de grandes amigos de longa data com quem tive o prazer de me encontrar no final do ano e que entendem como ninguém como o prazer de receber aqueles por quem se tem carinho ao redor de uma mesa torna os momentos simples da vida inesquecíveis. Breda e Tere, abraços e saudades.

Vamos a receita então:

Ingredientes:

  1. 2 ovos crus inteiros. Certifique-se de comprar ovos de procedência segura, de aves vacinadas, verifique a data de embalagem dos mesmo e se suas cascas estão limpas e intactas. Lembre-se, essa é uma preparação com ovos crus e todo o cuidado para evitar o risco de contaminação por salmonela é desejável.
  2. 1 colher de café de vinagre ou suco de limão.
  3. 1 xícara de um bom óleo vegetal não transgênico.
  4. Sal a gosto.
  5. Opcionais: mostarda de Dijon, cebola, cheiro verde, picles…

Modo de Fazer:

Bata os ovos, o suco de limão e o sal por 2 minutos.

Adicione o óleo em fio pelo buraco o liquidificador lentamente, bem lentamente…caso contrário seu molho corre sério risco de talhar. Lembra da descrição acima, a água da gema não se misturam com o óleo naturalmente, é preciso emulsificar lentamente para que as minusculas gotículas de óleo fiquem supenas em meio ao ovo e o vinagre ou suco de  limão.

Conforme você adiciona o óleo a mistura vais clareando e engrossando. Fique atento ao bar rulho do seu liquidificador, você irá perceber quando engrossar.

Quando estiver pronto você pode adicionar  1\2 cebola pequena, um punhado cheiro verde, 1 colher de mostarda de Dijon…

Use seu molho para incrementar saladas de batata, de repolho, salpicões, sanduíches, canapés e aperitivos.

IMG_0350

Divirta-se, afinal cozinhar é uma aventura.

Qualquer dúvida consulte o vídeo da receita clicando link abaixo e caso goste assine o canal da Cozinha Sincera no YouTube. Vai ser um prazer encontra contigo lá.

Maionese Fácil.

Tenham um bom final de dia e um ótimo final de semana.

P.S A próxima receita do blog também é da Tere. Farofa Crocante de Cebola. Não percam.

 

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s