Publicado em Carne Branca, Glúten Free, Molhos, Nível de dificuldade: fácil, Tempo de Cozimento: médio, Vídeos

Filé de Pescada Grelhado com Molho de Champignons.

O último post que publiquei foi a receita de um delicioso acompanhamento que estava muito bem acompanhado de um suculento Filé de Pescada com Molho de Champignon.

Como não poderia deixar de ser, segue a receita do Filé para quem desejar uma refeição leve e completa para esses escaldantes dias de Carnaval que seguem.

Ingredientes para 4 porções:

  1. 150gr de filé de pescada por porção,  ou outro peixe branco de sua preferência.
  2. 1 xícara de farinha de arroz.
  3. Sal e pimenta do reino.
  4. 100gr de manteiga.
  5. 100gr de Champignon. Aqui é a hora de você criar um molho que tenha a sua cara. Para isso você pode usar alcaparras, ervas frescas, camarões, lulas, mariscos… Uma combinação de alguns desses…divirta-se afinal, cozinhar é uma aventura.
  6. 200ml de líquido, preferencialmente vinho branco. Eu não tinha o vinho portanto usei suco de laranja. Também ficou bom…

Modo de Fazer:

Misture o sal, a pimenta e a farinha de arroz temperando muito bem a farinha. Não gosto de adicionar sal com antecedência aos pescados, na verdade a carne nenhuma, pois a tendência é de que eles soltem água, fiquem mais ressecados e empapados. E por que a farinha de arroz? Porque deixa a carne mais leve e sequinha.

Seque os filés com papel toalha e passe-os pela mistura de farinha.

Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e grelhe os filés dos dois lados.

Transfira os filés para um refratário aquecido e mantenha no forno na menor temperatura possível enquanto grelha os outros filés e faz o molho.

Quando terminar os filés comece a fazer o molho.

Eu usei um pedaço de filé para enriquecer o molho mas você pode usar outros ingredientes como camarões e mariscos. Mas lembre-se de que o tempo de cozimento desses ingredientes é muito baixo, algo em torno de 3 a 5 minutos. Assim, só adicione-os quando o molho estiver pronto.

Refogue o filé de peixe na frigideira, adicione a manteiga e mexa até derreter.

Adicione 1 colher de sopa da farinha de arroz e mexa até engrossar.

Aqui você também pode variar a preparação. Se não quiser usar a farinha para engrossar, obtendo assim um molho mais leve e translúcido, adicione 200ml de manteiga para 200ml de líquido e deixe ferver até reduzir e encorpar.

Adicione seus opcionais, champignon, alcaparras, aspargos… Só não coloque ervas frescas… Deixe para pô-las por último para preservar todo seu aroma e sabor.

Coloque o vinho, no meu caso o suco, e ferva até encorpar.

Sirva sobre os filés quentes acompanhado de purê de batata, Batata Duchesse, aspargos gratinados, risoto, espinafre salteado, brócolis refogado…enfim, divirta-se!

Veja passo a passo dessa receita no canal A Cozinha Sincera do Youtube e puxe uma cedeira e fique a vontade para seguir o canal.

Boa noite a todos.

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s