Publicado em Carne Branca, Nível de dificuldade: fácil, Receitas Tradicionais, Tempo de Cozimento: médio

Costelinha de Porco com Polenta (Angu).

Se alguém lhe perguntar o que lhe faz ter vontade de comer provavelmente você irá responder que o que lhe faz ter vontade de comer é, obviamente, a fome.

Agora imagine o seguinte cenário: você entra em uma casa e sente um delicioso aroma de carne assada, entra na cozinha e se depara com uma travessa cheia de pedaços de suculentas  costelinhas temperadas com ervas e  assadas até ficarem douradas.

Costelinha de Porco no Bafo com Polenta (Angu).
Costelinha de Porco no Bafo com Polenta (Angu).

E eu torno a perguntar, você tem fome de quê?

Ingredientes para 4 porções:

  1. 500 gr de costelinha de porco. Escolha um corte que preserve a carne grudada às costelas do porco. Veja os exemplos nas imagens abaixo de possíveis cortes de costela que você irá encontrar no mercado.
  2. Alecrim a gosto.
  3. Sal e pimenta a gosto.

image

image

Modo de fazer:

Pré aqueça o forno a 200 graus.

Eu cortei os fios de costela para que eles ficassem dourados por igual mas você pode assar os cortes inteiros se quiser.

Tempere a carne com o sal, a pimenta e o alecrim.

Sal, pimenta e alecrim.
Sal, pimenta e alecrim.

Corte um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para envolver a carne por baixo, por cima e dobrar bem os lados. Essa técnica é conhecida como papilote e possibilita assar o alimento em seu próprio vapor. Assim, teremos a famosa “Costela no Bafo”.

Obs: se vocês olharem com atenção, eu embrulhei a carne deixando o lado brilhante do papel alumínio para fora. Isso está muito errado. O lado brilhante do papel sempre tem que estar em contato com o alimento pois ele foi preparado para não deixar que partículas de alumínio contaminem o alimento,

image image

Asse fechado por 1 hora ou 1 hora e 30 minutos. Como saber? Observe os ossos. A carne de porco estará no ponto quando os ossos se desprendem da carne. Veja foto.

Carne suculenta soltando dos osso...
Carne suculenta soltando dos osso…

Após assado, tire o papel alumínio e leve ao forno até dourar. Essa é a hora de colocar o  molho Barbecue e fazer a “Costela ao Molho Barbecue” do Restaurante Outback.

Quando estiver pronta, sirva acompanhada de Polenta (Angu), Quibebe de Abóbora, Purê de Batatas, Risoto à Milanesa…

Costelinha de Porco no Bafo com Polenta (Angu).
Costelinha de Porco no Bafo com Polenta (Angu).

Bom domingo a todos.

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s