Publicado em Bolachas e Biscoitos, Nível de dificuldade: fácil, passo a passo, receita em foto, Receitas sem Glutem, Receitas Tradicionais, Salgadinhos, Tempo de Cozimento: rápido

Chipa Paraguaia. Um pão de queijo mais sequinho e menos gorduroso.

A Chipa é um “biscoito” típico do Paraguai. Muito consumido com um chá chamado de Cozido, que consiste em uma infusão de erva mate queimada na brasa, é muito parecido com o pão de queijo mineiro, diferindo deste no uso do polvilho doce no lugar do polvilho azedo e na menor quantidade de gordura.

Essas diferenças resultam em um pão menos gorduroso, mais suave e crocante.

Já postei várias receitas de Chipa no blog, mas essa é a primeira vez que usei banha de porco no lugar de azeite de oliva  e creia-me, o resultado provou-se espetacular.

image

Ingredientes:

  1. 3 xícaras de queijo fresco ou queijo minas padrão ralado.
  2. 500 gr de polvilho doce.
  3. 3 ovos.
  4. 3 colheres de sopa de banha de porco.
  5. 1/2 xícara de leite. Adicione aos poucos.
  6. 1 colher de sopa de fermento de bolo.
  7. sal q/b.

Modo de Fazer:

Coloque o queijo ralado, os ovos, o polvilho, o fermento e a banha em uma tigela grande. Misture com as mãos até misturar todos os ingredientes.

Adicione o leite aos poucos até obter uma consistência de massa de modelar. É preciso cuidado na hora de adicionar o líquido pois se for em demasia, a massa desanda e não se consegue modelar.

Modele formando bolinhas, croquetes ou, o formato clássico, ferraduras.

image image image

Leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus até que fiquem douradas. Não é necessário untar ou polvilhar a forma. Rende duas formas médias de biscoitos e você pode congelar para assar mais tarde. Se for o caso, não precisa descongelar, só tirar do congelador  e colocar no forno pré aquecido.

image

Boa noite a todos.

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

2 comentários em “Chipa Paraguaia. Um pão de queijo mais sequinho e menos gorduroso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s