Publicado em Nível de dificuldade: médio, Receitas de baixa caloria, Receitas orientais, Receitas Veganas, Tempo de Cozimento: médio

Guiozas com Recheio de Camarões e Legumes.

“Cozinhar não é serviço,
Cozinhar é uma forma de amar os outros.”
COUTO, Mia. “O fio das miçangas”.

Gosto imensamente dessa frase pois ela reflete minha relação com o ato de cozinhar. Existe uma alquimia ao misturar-se ingredientes e dar forma e sabor ao alimento. Amor, cuidado, paixão, zelo, compaixão, desprezo, rancor, ressentimento, avareza… verte-se tudo isso na panela e o resultado mostra o equilíbrio entre esses sentimentos e os ingredientes da receita.
Mas, dirão os céticos, quando se  é dono de um restaurante você não vai amar cada um de seus fregueses, não é mesmo? Não, não vai amá-los, mas vai zelar e cuidar para que o alimento que lhes chegue seja exatamente aquilo que você gostaria de receber se estivesse no lugar deles.
E aqueles que não sabem ou não gostam de cozinhar? Esses não amam, não zelam? Em absoluto, cuidar da sua alimentação e da sua família, independentemente de gênero, não inclui somente cozinhar, mas inclui todo o ato de fornecer  um alimentação rica, nutritiva, saudável e atraente àqueles que dela dependem.

Mas por que escrevi tudo isso? Porque se “cozinhar é uma forma de amar os outros” fazer Guiozas, ou dumplings, é uma das mais preciosas formas de demonstrar esse amor.

Esses delicados bolinhos de massa translúcida, recheados com os mais variados ingredientes, assemelham-se a pacotinhos de presente, em que cada mordida é uma surpresa para os sentidos.

image

Massa para 20 Guiozas.

ingredientes:

  1. 1 xícara de chá de farinha de trigo.
  2. 1/3 de xícara de chá de água fervendo.
  3. 1 pitada de sal.

Modo de Fazer:

image

Adicione a água fervendo à farinha e mexa com um garfo ou hashi até esfriar o suficiente para que possa trabalhar com as mãos.

Ainda dentro da tigela, amasse a massa até limpar toda a farinha e formar uma bola.

Separe a bola em três ou quatro cilindros e deixe repousar enquanto você prepara o recheio.

Caso tenha dúvidas, veja o vídeo abaixo e verá como é muito simples.

Recheio de Camarão:

Ingredientes:

  1. Para uma medida de massa, 200 gr de camarões bem limpos. IMPORTANTE: você deve retirar toda tripa escura que tem nas costas do camarão. Se deixar qualquer vestígio dela você irá comprometer o resultado do seu recheio. Usei cavaquinhas.
  2. 1/3 de xícara de cebolinha verde picada. Usei alho poró.
  3. 1 colher de sopa de gengibre bem picado.
  4. 2 colheres de sopa de saquê.
  5. 1 colher de sopa de shoyo.

Modo de Fazer:

image

Depois de limpar muito bem os camarões, pique-os bem miúdo e bata com a faça até que ele fique homogêneo.

Coloque em uma pequena tigela, adicione o gengibre, o shoyo, o saquê e a cebolinha.

Usando um garfo, ou o hashi, mexa com movimentos circulares, sempre no mesmo sentido,  até que o recheio vire um creme homogêneo.

image

image

Recheio de legumes:

  1. 1/2 repolho branco fatiado bem fino.
  2. 1 cenoura ralada.
  3. 1 talo de salsão ou cebola picados.
  4. sal e pimenta do reino.
  5. azeite de oliva.

Modo de Fazer:

image

Refogue rapidamente os legumes no azeite e tempere com sal e pimenta.

MONTAGEM:

Corte os rolos de massa, um de cada vez, em cinco porções.

Faça bolinhas e abra, o mais fino possível, com o rolo de macarrão. Corte com a boca de uma xícara ou com um aro de moldar grande.

Coloque o recheio no meio do disco, 1 1/2 colher de chá de recheio para cada disco. Caso você não coloque recheio suficiente os bolinhos irão murchar quando cozinharem. Observe os que fiz com camarão, eles não ficaram tão bem feitos quanto os de legumes.

Feche primeiro o centro e depois os lados forma do pregas.

Cozinhe em uma panela de bambu, ou de inóx, de cozinhar no vapor forradas com folhas de verdura ou papel manteiga. Usei folhas colhidas de minha horta.

image

image image

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

3 comentários em “Guiozas com Recheio de Camarões e Legumes.

    1. Oi Silvana, bem-vinda a minha Cozinha. Você põe usar aquelas destintas de cozinhar legumes no vapor ou fritá-los. Não se preocupe, não é uma fritura em imersão, é quase como se você os grelhasse. Veja como fazer isso aqui mesmo na Cozinha Sincera no post “Guiozas fritos recheado…” Qualquer dúvida, pergunte. Abraços, Sheila.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s