Publicado em Comida Vegetariana, Confort Food, Legumes, Mantimentos e utensílios, Molhos, Nível de dificuldade: fácil, Receitas de baixa caloria, Receitas Italianas, Tempo de Cozimento: médio

Molho de Tomate. Quando o Ocidente encontra o Oriente em minha Cozinha.

Uma receita excelente precisa ser executada com os melhores ingredientes que você tiver a sua disposição. Assim, de nada adianta você fazer uma massa de ótima qualidade ou comprar uma massa pronta de grano duro e colocar sobre ela um molho de tomate enlatado.

Fazer molho de tomate em casa é muito fácil, prazeroso e saudável.

Para começar, você deve comprar uma boa quantidade de tomates, os do tipo Débora e Italiano são os melhores, bem maduros mas sem manchas ou machucados. Se você não os encontrar bem maduros compre-os e deixe-os na fruteira em temperatura ambiente até que fiquem no ponto certo. Aliás, os tomates nunca devem ir para a geladeira.

Estando os tomates maduros, lave-os bem com uma esponja e retire a casca deles. Muitas são as maneiras de fazer isso. Você pode mergulhar eles em água fervendo por alguns minutos, assá-los e depois tirar a pele, como aprendi com minha amiga Iara Perin ou, como no exemplo, abaixo tirar a pele no vapor. Para isso basta que você tenha uma peneira que encaixe em uma panela e que você possa tampar de forma a vedar a saída de vapor, uma panela de cozinhar no vapor ou uma panela de bambu como  esta abaixo.

Considero essas panelas de bambu um dos melhores investimentos que alguém pode fazer para facilitar a vida na cozinha. Elas cozinham qualquer legume com mais rapidez do que qualquer outro método e impedem que o alimento absorva água ou perca nutrientes em contato com a água.

Depois de pelar os tomates, pique-os ou passe-os por um moinho, frite a cebola, refogue no azeite de oliva, adicione alho picado, se gostar, coloque o tomate, uma folha de louro e deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar. Quando o molho estiver pronto, coloque temperos frescos como manjericão, salsinha ou óregano.

image image image image image image
Bom domingo a todos.

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s