Publicado em Festas e Ocasiões Especiais, Nível de dificuldade: médio, Receitas Tradicionais, Salgadinhos, Tempo de Cozimento: médio

Coxinha Empanada na Tapioca.

Eu adoro coxinha, sempre de massa de mandioca, ela pode ser recheada  de carne moída, frango, carne seca com catupiry, carne seca acebolada, queijo…

Mas fiz uma pequena alteração na receita tradicional. Ao invés de empaná-las com farinha de rosca, empanei com farinha de tapioca…

A diferença  foi incrível. Quem já usou farinha de tapioca sabe que uma de suas propriedades é  formar  uma liga. É como se todos os grãos se unissem formando uma cola. Essa liga formou uma crosta envolta da massa de mandioca da coxinha, resultando em um salgadinho muito crocante e sequinho.

Veja abaixo o resultado:

image

Ingredientes:

  1. Receita de Coxinha
  2. Farinha de tapioca para empanar.

Boa noite a todos.

 

 

   

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

3 comentários em “Coxinha Empanada na Tapioca.

  1. Querida Sheila, Tudo bem?
    estou retirando a farinha de trigo/glúten da minha alimentação – então gostaria de trocar idéias sobre qual seria o substituto da farinha na receita da massa da coxinha?
    Um abraço e parabéns pelo blog

    Curtir

    1. Olá Débora, bem-vinda a minha Cozinha. Dependendo da quantidade de amido da mandioca, a farinha pode mesmo ser dispensada. Se você observar o post original da receia, que está no link, você irá perceber que não adicionei farinha na hora de executar a receita. Mas depende muito da mandioca. Se você perceber que dá para modelar sem que a massa se parta, pode dispensar a farinha. Agora, no terreno da substituição posso somente especular (por enquanto). Já usei farinha de arroz em várias receitas no lugar do trigo. Você pode tentar ou…me dar alguns dias que experimento e público. Em todo caso, fique a vontade para tirar outras dúvidas e compartilhar seus resultados. Abraços,Sheila.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s