Publicado em Carnes Vermelhas, Dicas, Nível de dificuldade: fácil, Tempo de Cozimento: médio, Vídeo

Maminha em Crosta de Tapioca. Uma receita para seu final de semana.

Final de semana parece ser sinônimo de churrasco…pelo menos aqui por casa.

Mas nem sempre tivemos uma churrasqueira a nossa disposição. Pelo contrário, diria que a maior parte do tempo moramos em apartamentos e tínhamos que disputar a vaga na churrasqueira do condomínio com todos os outros moradores.

Mas aonde existe a dificulade existe também a solução. Assim, se vocês buscarem nos arquivos do blog, encontrarão diverssas alternativas de forno para o churrasco. Costela, Picanha Pantaneira, costelinha de porco… E diversos outros cortes e preparações para você não passar vontade… Só o sabor de defumado que vou ficar devendo…rsrs.

Hoje a proposta é de um corte chamado Maminha. A maminha é muito parecida em seu aspecto com a picanha. De formato triangular e tamanho aproximado, sua principal diferença é não ter a capa homogênea de gordura que a picanha tem. Seu sabor também é menos acentuado, sendo mais suave e também menos suculenta.

Apesar dessas diferenças é um corte versátil que bem preparado resulta em um assado delicioso.

Veja o vídeo abaixo em que o Marcos Bassi apresenta o corte e ensina a melhor forma de prepará-lo na churrasqueira.

Mas essa receita de forno, resultou de um experimento muito bem sucedido.

Uma das melhores receitas que conheço de assado é a Picanha Pantaneira, pois o fato de envolvermos toda a peça de carne em farinha de mandioca faz com que essa crie um invólucro que sela a peça impedindo que os sumos da carne se percam durante a cocção resultando em uma picanha extremamente macia e suculenta.

A primeira idéia era fazer a maminha da mesma forma mas, quem acompanhou as últimas publicações do blog viu a receita da Bolinha Crocante de Queijo, em que usei a farinha de tapioca para empanar as bolinhas…

Bom, uma coisa leva a outra e pensei que, se uma das características da tapioca é criar uma liga e, se essa liga se formasse em contato com a gordura da carne, então o efeito seria ainda melhor do que a farinha de mandioca.

BINGO! Ficou magnífico. Realmente a tapioca formou a liga, selou toda a peça de carne e o resultado foi um assado extremamente macio e suculento.

Abaixo a receita e o resultado final.

Ingredientes:

  1. Uma peça de maminha. Usei uma peça de 1,300gr que serviu bem 5 pessoas.
  2. Farinha de Tapioca.
  3. Sal e pimenta do reino moída na hora.

Modo de Fazer:

Pré aqueça o forno a 200 graus.

Prepare a carne. Como disse, a camada de gordura da maminha não é tão bem distribuída quando da Picanha. Assim, cortei alguns excessos de gordura das laterais, fiz furos na peça e inseri esse pedaços nos lugares mais magros. Assim consegui um assado mais homogêneo.

image

Passe sal e pimenta na carne e envolva-a completamente com a farinha de tapioca. Leve para assar por mais ou menos 40 minutos dependendo do ponto que você gosta da carne.

Coloquei para assar  junto com a carne uma forma de batatas rústicas temperadas com sal, pimenta, ervas e regadas com azeite de oliva.

image

Olha só a crosta de que falei…

image image

Duas formas, menos de uma hora de forno e o almoço praticamente pronto…

image

Experimentem!

Bom final de semana a todos.

P.S Infelizmente as fotos não lhe fizeram justiça…

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s