Publicado em Comida de boteco, Culinária saudável, Glúten Free, Nível de dificuldade: fácil, Receitas para festas de aniversário, Salgadinhos, Tempo de Cozimento: médio

Mandioca+Queijo+Tapioca=Bolinha Crocante de Queijo.

Bolinha de Queijo. Atire a primeira pedra quem nunca se derreteu  por elas.

Esferas douradas de casquinha crocante recheada com queijo derretido…

Mas, como todas as delícias que habitam nossas festas e casas à muitos anos, exitem muitas versões dessas belezuras. Desde as mais desonestas, na minha opinião, que usam caldos industrializados para fazer uma massa pobre que é pura farinha, até as versões gourmet, que são deliciosas mas inacessíveis devido ao preço.

Assim sendo, a Cozinha Sincera vem apresentar sua versão do delicioso salgadinho. Massa de mandioca cozida com ervas, recheio de queijo minas padrão e cobertura de tapioca.

Brasileiríssima combinação. Afinal, se a tapioca vem da mandioca, nada mais acertivo do que empanar as bolinhas em uma farinha de tapioca…

image

Ingredientes:

  1. 1 kg de mandioca nova, descascada e bem cozida.
  2. Farinha de trigo ou de arroz o quanto baste.
  3. 400gr de queijo minas padrão cortado em quadradinhos.
  4. Louro, tomilho, alecrim… Temperos que você tenha a sua disposição.
  5. Sal e pimenta do reino.
  6. Farinha de tapioca o quanto baste.

Modo de Fazer:

Cozinhe a mandioca com o sal e as ervas até que esteja bem macia.

image

Passe a mandioca no espremedor de batatas ou no processador. Essa é a parte trabalhosa do processo. Se você adicionar qualquer líquido, terá de colocar mais farinha, comprometendo a leveza do petisco.

image

Após reduzir a mandioca a purê, adicione, se necessário, um pouco de farinha de trigo ou arroz. Normalmente não é preciso, pois a mandioca tem muito amido o que por si só já garante firmeza suficiente à massa. Observe que ficaram alguns grumos na massa, isso acontece devido à dificuldade de conseguir um purê homogêneo. Depois de frito os grumos tornam-se imperceptíveis.

Abra a massa na palma da mão, coloque o pedaço de queijo dentro e feche formando uma bolinha. Você pode deixar a massa bem fininha ou mais espessa dependendo do seu gosto.

image image

Passe as bolinhas na farinha de tapioca e frite. Sobre a fritura, é importante manter a temperatura constante e não muito elevada para evitar que o queijo rompa a massa.

image image

Aí estão…crocantes, crespas, sequinhas e deliciosas.

image

Dê-se ao prazer!

image

Boa noite a todos.

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s