Publicado em Carne Branca, Confort Food, Culinária saudável, Glúten Free, Legumes, Nível de dificuldade: médio, Receitas Árabes, Receitas Tradicionais, Tempo de Cozimento: médio

Couscous Marroquino com Frango e Legumes.

Couscous ou cuscuz? A primeira grafia é francesa e faz referência ao “couscous” de semolina tradicional dos países árabes, especialmente da Palestina.

A segunda grafia é portuguesa e abarca todas as possíveis variações de cuscuz. Cuscuz paulista, cuscuz nordestino, salgado, doce…

A receita abaixo é inspirada nos pratos árabes. Sêmola de trigo hidratada com caldo de frango, servida com legumes refogados e frango.

Uma deliciosa e nutritiva refeição.

image

Ingredientes para 4 pessoas:

  1. 4 sobrecoxas de frango de criação orgânica.
  2. 1 cebola grande fatiada.
  3. 2 cenouras cortadas em cubos.
  4. 1 pimentão cortado em cubos.
  5. uvas passa a gosto (opcional).
  6. 400gr de quiabo cortado em rodelas.
  7. 2 tomates picados.
  8. azeite de oliva.
  9. sal e pimenta do reino.
  10. Pouco menos de 2 xícaras de couscous. Leia atentamente as instruções de preparo da embalagem. É possível encontrar produtos que podem ser somente hidratados por alguns minutos ao invés de cozidos no vapor.
  11. 2 xícaras de caldo de frango. Ou de legumes se você for vegetariano.

Modo de Fazer:

Comece por preparar o frango. Coloque as sobrecoxas na panela de pressão com água até 3 dedos acima delas. Ligue a panela, espere ferver e retire a espuma que por ventura subir. Tampe a panela e deixe ferver por 20 minutos. Destampe, retire os pedaços de carne, retire a carne dos ossos e retorne os ossos para a panela. Adicione louro e tampe novamente a panela para terminar o caldo. Mais ou menos 20 minutos.

image

Refogue a cebola no azeite, adicione a cenoura e o pimentão e deixe refogar.

Acrescente o tomate picado e deixe refogar. Acrescente o quiabo mexa, tampe e cozinhe por alguns minutos até que os quiabos estejam cozidos.

Acrescente o frango em pedaços e mexa até que fique um cozido homogêneo e suculento.

image image image image image

Em uma tigela separada, hidrate o couscous com o caldo da panela. Leia as instruções na embalagem. No caso do produto que comprei era 1,2 de líquido para cada porção de couscous.

image image image

Quando  o cozido estiver pronto e o couscous hidratado sirva.

Usei minhas cumbucas de Cerâmica Marajoara para servir. Coloquei o cozido em baixo, o couscous por cima e acrescentei salsinha. Mas você pode servir como melhor lhe convier. Inclusive misturando o couscous no cozido.

image

Boa noite a todos.
P.S. Acabei de tirar o Cheesecake do forno. A receita posto mais tarde.
image

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s