Publicado em Acompanhamentos, Comida Vegetariana, Culinária saudável, Molhos, Nível de dificuldade: médio, Ovos, Tempo de Cozimento: rápido, Vídeo

Suflê de Abóbora Assada

image

Suflê…

Tem coisas que são difíceis de entender. Tenho medo de fazer suflê…

Não sei explicar. Toda vez que penso em suflê imagino algo como uma nuvem. Leve, fofo e aerado. Todas as vezes que o fiz acabei com uma mistura nada apetitosa nas mãos.

O problema é que adoro suflê. Qualquer suflê, de queijo, de couve flor, de espinafre, de framboesa, de chocolate e até de suflê de chuchu eu gosto.

Assim, pesquisei tudo que o  que pude sobre a temperamental receita e obtive um imenso, delicioso e inestimável sucesso.

Compartilho com vocês, “os louros da fama”…rsrs.

Primeiro o vídeo. Francês, charmoso e perfeito.

 

Depois as dicas:

Instruções

1
Remova todas as prateleiras do forno, exceto a inferior. Vou ser Sincera, não fiz isso.

2
Escove a manteiga derretida para cobrir o interior do aro do prato de suflê. Coloque duas colheres de sopa de migalhas de pão no prato de suflê e gire o prato para cobrir totalmente o interior. Gire o prato de cabeça para baixo para remover quaisquer migalhas de pão em excesso. A manteiga e a farinha de rosca permitirão que a mistura do suflê suba acima dos lados do prato, sem ficar presa ou plana.

3
Pré-aqueça o forno à temperatura pedida em sua receita. Você pode ter que experimentar algumas vezes antes de acertar a temperatura de seu forno. Note que, se a temperatura do forno está muito quente, o suflê vai formar uma crosta dura, se o seu forno é muito frio, o suflê não vai subir corretamente.

4
Siga a sua receita de suflê de espinafre com medidas precisas para garantir os melhores resultados. Fiz uma receita de Suflê de Abóbora, o que demonstra que as dicas servem para qualquer suflê.

5
Bata as claras em neve. Use clara de ovo em temperatura ambiente de ovos com poucas semanas de idade e uma tigela de metal. Ovos com muitas semanas de idade têm menos água neles do que ovos mais frescos funcionarão melhor. Bata as claras até que fiquem levemente espumantes, cerca de um minuto. Continue batendo as claras em neve até que elas brilhem e formem picos brancos suaves que ficarão por conta própria na tigela. Não bata demais os ovos ou eles não irão incorporar apropriadamente quando forem adicionados à receita de suflê.

6
Trabalhe rapidamente para incorporar as claras em neve com o restante da sua receita porque os brancos vão começar a desinflar assim que você parar de os bater. Dobre-os cuidadosamente com uma espátula de borracha de modo que a mistura mantenha sua maciez.

7
Encha o seu prato de suflê a 0,5cm do topo. Fiz seis ramequins pequenos.

8
Coloque o prato de suflê em uma assadeira na prateleira inferior do forno. Coloquei-os em uma forma pequena para levá-los ao forno. Você pode assar seus suflês até mesmo em xícaras de chá.

9
Prepare todos os utensílios, pratos e molhos que serão servidos para que estejam prontos assim que seu suflê for retirado do forno. Tenha os seus convidados já sentados à mesa antes de remover seu suflê do forno.

10

Sirva assim que tirar do forno.

Link original das dicas: http://www.ehow.com.br

 

Por último, a receita.

Ingredientes:
•1/2 xícara  de abóbora assada
•3 ovos.
•1/2 xícara de molho branco (bechamel)
•sal e noz moscada.
•1/2 xícara de queijo  ralado

Preparação:

Limpar um bom pedaço de abóbora, retirando cascas e sementes e cortar às fatias. Colocar num prato de ir ao forno, temperar com sal  e um fio de azeite e levar a assar por uns 30 minutos ou até estar macio. Deixar esfriar, escorrer bem a água que se formou e esmagar a abóbora  com um garfo.

image image

Misturar a abóbora com o molho branco e as gemas de ovo e acrescentar o queijo ralado. Se necessário rectifique os temperos. Espere o molho e a abóbora ficarem mornos antes de adicionar as gemas.

image image image image

Bater as claras em castelo e envolver suavemente com a mistura de abóbora.

image image image

Levar ao forno quente a 220º, em formas bem untadas, passados os primeiros 5 ou 10 minutos baixe a temperatura para os 180º, e deixe cozer mais 10 a 15 minutos. Servir simples como entrada, ou se preferir como acompanhamento de carnes.

image image image

Notas: A abóbora pode ser cozinhada em vez de assada. Essa receita rende seis porções pequenas ou uma grande.

Link da receita original: http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/tag/queijo

Molho Branco ou Bechamel:

  1. 1 copo de leite.
  2. 1 colher de sopa cheia e manteiga.
  3. 2 colheres de sopa de farinha de trigo.

Modo de Fazer:

Derreta a manteiga, adicione a farinha e frite até que fique levemente dourada.

Desligue o fogo, acrescente o leite, mecha bem com um fuet, ligue o fogo novamente e cozinhe até engrossar.

Está pronto.

image image

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s