Publicado em Café da Manhã, Comida de boteco, Confort Food, Culinária saudável, Glúten Free, Lancheira Saudável, Nível de dificuldade: fácil, Pães, Pizzas, Focaccias e Tortas Salgadas, Receitas dos países classificados para a Copa do Mundo de Futebol, Receitas sem Glutem, Tempo de Cozimento: rápido, Vídeo

A Cozinha e o Futebol. Colômbia: Arepas!

A arepa era preparada e consumida pelos ameríndios do atual território da Colômbia, Venezuela e Panamá antes da chegada dos espanhóis; hoje é considerada um ícone gastronômico da Colômbia e Venezuela, e uma herança comum compartilhada por essas nações.

A referência mais antiga ao vocábulo arepa é fornecido a Galeotto Cei em sua «Viaje y descripción de las Indias (1539-1553)»:[3]

Eles fazem um outro tipo de pão com milho da maneira que fazem as tortilhas, de um dedo de espessura, redondo e grande como um prato francês, ou um pouco a menos, e os põe para cozinhar em uma frigideira sobre o fogo, espalhando-a com graxa para evitar a degola, virando até ficar cozido em ambos os lados e a esta classe os chamam fecteguas areppas.
—G. Cei

image

Ingredientes:

    1. 1 xícara e meia de água quente.
    2. 1 colher de chá de sal.
    3. 1 colher de azeite de oliva.
    4. 1 ovo. Algumas receitas são feitas sem ovos, pelo que vi nos vídeos, a diferença não é muito grande em termos de textura. Mas, se você é vegano esse é um dado bastante importante.
    5. 1/2 xícara de um queijo curado. Um queijo mais seco e duro. Usei parmesão. (Opcional)
    6. Fatias de mussarela.

(Opcional)

  1. farinha de milho branca pré cozida o quanto baste. Não achei farinha de milho branca então use fubá pré cozido.

Quanto de farinha?

Até dar o ponto.

Mas qual é o ponto?

De arepas, é claro.

É, essa é outra daquelas receitas…! Aquelas receitas que não possuem, seja lá por que motivo for, uma quantidade específica de algum ingrediente. Nesse caso a farinha de milho.

Como saber qual é o ponto.

Se serve de consolo, a tecnologia que hoje dispomos nos ajuda muito nessa hora. Não podemos estar a beirada da bancada de trabalho de uma “Abuela colombiana” ( vó ) mas podemos ver vídeos de quem com elas aprendeu. Não é a mesma coisa, mas é melhor que nada. Veja abaixo.

Modo de fazer:

Misture a água, o sal e o azeite.

Acrescente a farinha de milho e mexa com uma colher de pau até dar o ponto. O ponto da massa lembra muito uma polenta firme que é possível modelar com as mãos.

Adicione o queijo e o ovo se for usar e mexa até incorporar e homegeneizar.

image

Faça bolas do tamanho de pães de hambúrguer, achate e leve para grelhar até dourar de um lado e vire. Adicione uma fatia de mussarela se desejar.

Pelo que eu li, recheia-se a Arepa como se fosse pães de hambúrguer portanto, use sua imaginação e divirta-se. Afinal, Cozinhar é uma aventura.

image

Boa noite a todos.

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s