Publicado em Acompanhamentos, História, Laticínios, Massas, Nível de dificuldade: fácil, Pizzas, Focaccias e Tortas Salgadas, Receita para Jogos da Copa do Mundo de Futebol, Receitas Base, Receitas Tradicionais, Tempo de Cozimento: rápido

A Cozinha e o Futebol. França: Mini Quiche Lorraine.

Quiche é um tipo de tarte[1] feita com recheio à base de ovos e creme de leite ao qual se adicionam pedacinhos de toucinho defumado, e que não leva cobertura.[2]

Embora atualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã, do reino medieval de Lothringen. Mais tarde os franceses o batizaram de “Lorraine”. A palavra quiche vem do alemão “kuchen”, que significa “torta”. A quiche Lorraine original nasceu no século XVI e era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescido de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado queijo à quiche Lorraine. Adicionando cebolas obtém-se a quiche alsaciana.

A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a Segunda Guerra Mundial e nos Estados Unidos, na década de 1950. Hoje pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original quiche Lorraine, até aqueles com alho-poró, champignon, espinafre e mesmo peixes, como o salmão.

Wikipédia.

image

Ingredientes:

MASSA:

  1. 250 g de farinha de trigo.
  2. 5 g de sal.
  3. 125 g de manteiga sem sal.
  4. 1 gema de ovo.
  5. 50 ml de água.

Modo de fazer:

Coloque a farinha em uma tigela, acrescente os demais ingredientes. Misture com as mãos até formar uma bola, coloque em um saco plástico e leve à geladeira por uma hora.

image

RECHEIO:

  1. 250 g de bacon.
  2. 100 ml de vinho branco.
  3. 200 g de queijo, preferencialmente ementhal, ralado. Eu usei um queijo minas meia cura. Com certeza o efeito não foi o mesmo, mas o preço também não…rsrs.
  4. 2 ovos inteiros.
  5. 2 gemas.
  6. 250 ml de leite.
  7. 250 ml de creme de leite fresco. (Nata).
  8. sal e pimenta a gosto.

Modo de Fazer:

Pré aqueça o forno a 180 gruas.

Abra a massa e forre um forma para tortas ou, várias formas pequenas para empada.

Leve o bacon para cozinhar no vinho por, mais ou menos, 1o minutos.

Em uma tigela, misture os ovos inteiros, as gemas, o creme de leite e o leite. Tempere com sal e pimenta. Lembre-se de que o bacon e o queijo já possuem bastante sal, portanto modere a mão.

Espete a massa com um garfo, coloque o bacon escorrido, acrescente o queijo e cubra com o creme. Asse durante 30 minutos ou até a superfície ficar corada. Pode substituir o bacon por pedacinhos de presunto.

image

image

Bom início de semana a todos.

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s