Publicado em Confort Food, Docinhos, Bolachas e Biscoitos, Nível de dificuldade: médio, Receitas para festas de aniversário, Tempo de Cozimento: rápido

Rosas de Goiabada. A Massa do Churros como você nunca viu…

Essa receita nasceu a partir de dois propósitos diferentes: fazer novas experiência com a Massa Choux, que é a massa dos churros e participar de um desafio.

Meu primeiro post sobre Churros apresentou uma Massa Vegana a base de água e farinha. O resultado foi perfeito. Veja a foto…

image

Mas,  essa primeira massa é uma massa muito pesada para passar por um bico pitanga de confeiteiro e, para atender ao segundo propósito deste post, que é participar do desafio Vamos Fazer Bolachas do blog, http://cravoecanela-umacozinhanosbrasil.blogspot.com.br, cuja proposta para esse mês é a confecção de bolachas recheadas, eu precisava de uma massa mais leve e fluída.

Mas de onde surgiu a idéia de fazer bolachas com massa de churros? Da minha cabeça é que não foi. Essa é a mais nova “onda” em Nova York. Depois dos Cupcakes, dos Macarrons e dos Cronuts parece que agora é a vez dos Sanduíches de Churros com Sorvete. Modismos a parte, o que vale é a inspiração por trás das idéias.

image

Agora os sanduíches de Churros com Sorvete:

image

Vamos à receita.

Obs. Essa massa pode ser usada para fazer Churros, Éclairs e Profiteroles.

Ingredientes:

  1. 25o ml de água.
  2. 100 gr de manteiga sem sal.
  3. 1 pitada de sal.
  4. 160 gr de farinha de trigo peneirada. 1 1/4 de xícara de chá de farinha.
  5. 5 ovos. Tire a membrana das gemas e bata um pouco com um grafo.

Modo de Fazer:

Ferva a água com a manteiga e o sal.

image

Despeje a farinha de trigo de uma vez e cozinhe um pouco até formar uma bola e soltar do fundo,da panela.

image

image

Transfira para uma tigela, deixe esfriar um pouco e adicione os ovos, um pouco de cada vez, batendo muito bem após cada adição.

image image

Pré aqueça o forno a 160 graus, coloque a massa em um saco de confeiteiro ou um saco plástico forte com um pequeno furo em uma das extremidades.

Forre a assadeira com papel vegetal e faça discos pequenos e finos. Para conseguir os discos bem finos encoste o bico no papel.

image

image

Asse até que fiquem ligeiramente corados, mais ou menos 15 minutos. Fique de olho, assa rápido.

image

image

Quando estiverem frios, recheie com goiabada ou doce de leite e passe no açúcar com canela.

image

Deliciosamente leve.

Experimente!

 

 

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

4 comentários em “Rosas de Goiabada. A Massa do Churros como você nunca viu…

    1. Olá Luiza, bem vinda a minha Cozinha. Como nem todos tem uma balança em casa eu converto as medidas de gramas para xícaras e colheres. Nesse caso, as 160 gramas equivalem a 1 xícara e 1/4. Qualquer outra dúvida estou a sua disposição. Abraços, Sheila.

      Curtir

    1. Bem-vinda a minha Cozinha Manuela. Essas bolachas ficaram muito leves e saborosas e foi muito divertido fazê-las para participar do desafio do grupo Vamos Fazer Bolachas. Fique a vontade, seus comentários e críticas são importantes para que eu possa fazer um trabalho cada vez melhor. Abraços, Sheila…

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s