Publicado em Comida de boteco, Nível de dificuldade: fácil, Receitas Norte Amercianas, sanduíches, Tempo de Cozimento: rápido

X Bacon. Porque às vezes precisamos de algo a mais.

Ok, é quase um ultraje mesmo. Não bastasse ser um hambúrguer, não bastasse o queijo derretendo, não bastasse o pão macio… Foi mesmo necessário acrescentar fatias crocantes de bacon?

Foi. Trabalhamos, lutamos, levamos nossos compromissos a sério, tentamos ser responsáveis por tudo aquilo que nos cabe nessa vida e, …não podemos colocar bacon no sanduíche por que não pega bem, porque faz mal a saúde, porque engorda…

Não concordo, acho que você deve se dar a esse luxo. Nem que seja de vez em quando…

Ingredientes:

  1. 200g de carne moída duas vezes para uma porção. Patinho, colchão mole, alcatra, uma mistura de picanha com colchão mole…o dono do hambúrguer é você. Você decide. Só lembre-se de que é necessário um pouco de gordura para seu sanduíche ficar suculento.
  2. sal e pimenta do reino moída na hora.
  3. azeite de oliva.
  4. tomate fatiado.
  5. queijo mussarela.
  6. bacon.
  7. pão de hambúrguer. Quando for comprar o pão escolha com cuidado. Dê preferência àqueles produzidos recentemente e, se estiver diante de duas marcas diferentes, tente sentir qual marca tem o pão mais leve. Já sei, você vai dizer que todos os pacotes de pão tem a mesma quantidade de pão e o mesmo peso total mas, alguns pães são maiores, ou mais leves, ou mais fofos. Isso faz toda a diferença, quanto mais leve o pão mais saboroso o sanduíche.
  8. mostarda e ketchup

Modo de Fazer:

Faça os hambúrgueres.

Nada de ficar socando a carne até ela virar uma massa. Nada de colocar tantos ingredientes nela a ponto de não sentir mais seu gosto. Você investiu em uma boa carne. Valorize-a.

Tempere com sal e pimenta. Pouco sal, “na Cozinha, sal de menos é sempre mais”  e, quando o assunto é hambúrguer e lasanha, esse cuidado deve ser redobrado porque os queijos são, normalmente, muito salgados.

Modele os hambúrgueres em sua mão ou usando um aro de cozinha. Tente fazer com que o meio dele fique um pouco mais baixo do que as bordas, formando uma cavidade, para que ele estufe o centro ao cozinhar.

Corte os pães e coloque-os no forno quente com a parte cortada virada para baixo em uma assadeira untada  para que fiquem crocantes.

Coloque um pouco de azeite na frigideira e grelhe os hambúrgueres de um lado.

Enquanto isso, coloque o bacon entre duas folhas de papel toalha e leve ao micro ondas por dois minutos ou, coloque junto com os hambúrgueres na frigideira. Eu prefiro a segunda opção pois o bacon solta um pouco de gordura que é absorvida pela carne.

Quando virar os hambúrgueres adicione o tomate à frigideira e o queijo em cima da carne.

Quando o queijo derreter, coloque o bacon e o tomate por cima.

Pegue a metade do pão e coloque sua “construção” em cima. Tampe com a outra metade do pão e prense na frigideira quente. Primeiro um lado depois o outro. Cuidado para não desmontar.

image image image image image

Aí está, uma “obra de arte”. Caso queira apaziguar sua consciência, coloque folhas de alface americana. Caso sua consciência esteja tranqüila, acrescente um ovo frito com a gema bem molinha…

Boa noite a todos.

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s