Publicado em Comida de boteco, Comida Vegetariana, Lancheira Saudável, Pizzas, Focaccias e Tortas Salgadas, Salgadinhos

Nachos. Atendendo a pedidos.

Olá, anunciei no facebook da Cozinha a receita de Nachos mas não postei a receita aqui no blog. Responder o por que de não tê-lo feito torna necessária a explicação de porque tê-los feito.

Nachos são pequenos pedaços crocantes de massa a base de fubá, de forma triangular e normalmente utilizados para comer patês, notadamente a guacamole, muito popular na comida mexicana.

Comercializados sob o nome de Doritos, estão entre os alimentos com maior número de aditivos químicos disponíveis no mercado, jntamente com Fandangos, Baconzittos e  outros similares. Sobre os riscos do consumo em excesso desse tipo de aditivo para a saúde das crianças, leia aqui.

Assim, seguindo a proposta desse blog de oferecer alternativas saudáveis e viáveis para o dia a dia, pareceu-me bastante interessante compartilhar uma alternativa a esses produtos. Ocorre que o resultado, apesar de delicioso, não foi o que eu esperava.

Como a Cozinha é Sincera  devo dizer que, são trabalhosos de fazer, que o fato de abri-los no rolo de macarrão, e não usando uma prensa para nachos, deixou-os um pouco grossos, que tendo ficado um pouco grossos tive de deixá-los mais tempo no forno e, como conseqüência, eles ficaram muito secos.

Apesar de tudo isso reafirmo, o sabor ficou delicioso. Para quem já fez polenta (angu) ficou idêntico à casquinha que fica grudada no fundo do tacho. Aquela que nossos avós comiam com leite no café da manhã.

Para quem estiver disposto a uma aventura, afinal, Cozinhar é uma aventura, vale a pena a “empreitada”.

Ingredientes:

  1. 1 kg de faubá
  2. Usei um fubá orgânico.

  3. 500 g de farinha de trigo
  4. água o quanto baste.

Modo de Fazer:

Misture as duas farinhas e acrescente a água aos poucos, quase meio litro. Sove muito bem, quanto mais você sovar menor a possibilidade da massa rachar. Como saber se está no ponto? Faça uma bolinha e aperte. As bordas não devem se partir. Veja fotos abaixo.

image

Abra um saco plástico em duas partes, coloque a bolinha no meio e estenda em formato redondo com o rolo de macarrão. Quanto mais fina a massa mais crocante o Nacho.

image

image

Aqueça o forno a 180 graus, unte uma forma redonda  e coloque a tortilha. Corte-a com uma faca formando triângulos e leve para assar até mudar de cor e as bordas ficarem ligeiramente douradas. Cuidado para não passar do ponto. Você pode fazê-las em uma frigideira antiaderente também. Faça uma de cada vez.

Caso queira, adicone parmesão ralado antes de assar. Fica um delicioso gosto de queijo.

image

Caso tenha dúvidas, veja esse vídeo. É em espanhol mas a explicação é perfeita.

Como hacer nachos

Espero que gostem.

image

Bom sábado a todos.

P.S. Não resisti a um certo clima de Luta Libre nas fotos…rsrsrs.

 

 

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s