Publicado em Bolos e Tortas Doces, Laticínios, Sobremesas

Cheesecake com Coullies de Goiaba

O Cheesecake é tão popular quanto o hamburguer  nos Estados Unidos. Um creme de queijo de sabor suave assado  sobre uma base de bolachas moídas e, normalmente, coberto com uma camada de geléia de frutas vermelhas ou creme azedo.

Delicioso e leve, é uma sobremesa perfeita para os que preferem uma sobremesa menos doce e, por ser feito com queijos magros também é uma alternativa interessante para quem precisa perder ou manter o peso.

Veja abaixo:

Cheesecake (100g)

Carboidratos: 41,4% / Proteína: 12% / Gordura total: 46,6% / Valor calórico: 260 Kcal

Petit Gâteau (100g)
Carboidrato: 47% / Proteína: 27% / Gordura total: 26% / Valor calórico: 574,3 Kcal

Link para página original Aqui.

Muito bem, como eu escrevi acima, o cheesecake normalmente é assado sobre uma camada de bolachas moídas com manteiga. Não sei quanto a vocês, mas eu acho muito chato moer bolachas, seja no liquidificador ou seja em um saco plástico. Além de que, depois de moer é preciso misturar com a manteiga amolecida a fim de conseguir a massa que será pressionada na forma para servir de base para a torta.

Na verdade essa base de bolacha é uma velha conhecida de todos aqueles que já fizeram uma torta de ricota na vida e a bolacha mais comum para essa finalidade é a honestíssima bolacha de maizena.

Mas como já disse não gosto de moer bolacha. Então, fiz uma massa muito fácil e rápida para usar como base. Garanto que leva menos tempo e suja menos utensílios do que o método tradicional.

image

MASSA:

Ingredientes:

  1. 3 colheres de sopa de manteiga derretida. Coloque 40 segundos no micro ondas.
  2. 5 colheres de sopa de açúcar. Usei açúcar aromatizado com casca de limão siciliano. Ver abaixo.
  3. 5 colheres de sopa de farinha de trigo.
  4. 1 gema.

Modo de Fazer:

Receita para um Cheesecake pequeno. Forma de 22cm.

1 – Misture a farinha e o açúcar.

2 – Acrescente a gema e a manteiga.

3 – Misture com as mãos formando uma bola.

4 – Coloque na forma e pressione com as mãos até forrar todo o fundo e as laterais da forma até a metade da altura.

5 – Guarde na geladeira enquanto prepara o creme.

image

CREME:

Ingredientes:

  1. 300 gramas de cream cheese. Tipo Filadélfia.
  2. 250 gramas de creme de ricota. Tirolez, Regina, Quatá… Se preferir pode substituir por iogurte natural desnatado ou nata.  A escolha é sua.
  3. 1 ovo.
  4. 100 gramas de açúcar.
  5. 1 colher de sopa cheia de amido de milho. Como todo o amido disponível nos mercados é produzido com milho transgênico, troquei pela mesma quantidade de creme de arroz. Esse produto pode ser encontrado nas prateleiras de produtos para papinha de bebê.
  6. Uma colher de cafézinho de aroma de baunilha. Não uso. Coloco uma fava de baunilha no pote de açúcar e tenho açúcar com sabor original de baunilha por muitos anos.

Mas você vai dizer: onde eu moro não tem fava de baunilha para vender.  Não tem baunilha mas, se você procurar no lugar certo tem  Vagem Cumaru ou  Fava Tonka. Não conhece? Não é para menos, toda nossa produção é exportada para a indústria de perfumes do mundo todo e o pouco que sobra por aqui é reimportado e custa uma fortuna. Solução? Procure nas casas que vendem produtos para umbanda e candomblé. Você vai encontrar essas favas a venda por, mais ou menos, 2 reais.

MODO DE FAZER:

Muito difícil. Bata tudo muito bem no liquidificador, coloque sobre a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 189 graus por 35 minutos.

Quando você balançar a forma o centro ainda estará um pouco mole. É assim mesmo. Desligue o fogo e deixe a torta dentro por duas horas.

image

COULIS DE GOIABA:

Dissolva 50 gramas de goiabada cascão em um pouco de água até formar uma calda.

Espalhe a calda sobre a torta e leve para gelar.

image

Rápido, fácil e delicioso. Uma sobremesa perfeita para você.

image

Boa noite.

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s