Publicado em Bolos e Tortas Doces, Nível de dificuldade: fácil, passo a passo, receita em foto, Sobremesas, Tempo de Cozimento: rápido

Crumble de Abacaxi

Crumble é um termo que designa aquela cobertura crocante a base de manteiga, farinha e açúcar que é utilizada em coberturas de bolos, tortas e sobremesas.

Existem várias receitas nesse blog utilizando Crumble e nomeadas como Farofa Brasileirinha, cobertura crocante para bolo, farofa crocante para cuca.

Basicamente a receita é sempre a mesma.

– 3 colheres de manteiga sem sal.

– 6 colheres de açúcar.

– 6 colheres de farinha de trigo.

Mistura tudo até formar uma farofinha que lembra migalhas de pão. Pode ser guardada na geladeira por tempo indeterminado e usada sempre que for necessário.

Montagem:
Coloque o forno para preaqueçer a 180 graus.
Pique o abacaxi em pedaços pequenos.
Adicione 1 colher de chá de açúcar em cada ramequin. Pode ser feito em um refratário também.
Coloque o abacaxi em pedaços e cubra com o crumble.
Leve para assar por, mais ou menos, 30 minutos ou até perceber que a cobertura forme uma crosta corada e o abacaxi forme um pouco de calda.
Sirva quente acompanhado de sorvete ou Creme de Confeiteiro.
Você pode usar esse crumble para fazer tortas com muitas outras frutas. Banana, maçã, pêssego, morango, mirtilos… Use a imaginação e divirta-se.

Crumbles de frutas são sobremesas deliciosas, rápidas e fáceis de fazer, principalmente se você utilizou o forno para alguma receita anterior.  Por exemplo, vai servir uma lasanha no almoço. Assim que retirar a lasanha , baixe a temperatura do forno e coloque o crumble para assar. Terminou o almoço, retire a sobremesa do forno e sirva quente com uma bola de sorvete. Pode-se fazer crumble de quase todas as frutas, banana, maçã, pêra, uvas, abacaxi…

Veja a baixo como é fácil.

image

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

7 comentários em “Crumble de Abacaxi

    1. Bom dia Paulo. Como você não foi o único a reclamar não creio que você deva se basear somente nesse dado para afirmar ser meio cego…kkk. Após esse post procurei usar sempre cores com contraste mais acentuado contra o fundo. Apesar disso, a parte descritiva da receita pode ser conferida no corpo do texto que a acompanha. Sheila.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s