Publicado em Bolos e Tortas Doces, Festas e Ocasiões Especiais, Nível de dificuldade: médio, Receitas Tradicionais, Tempo de Cozimento: médio

Pão de Ló da Tia Fátima. Uma receita que sempre dá certo.

Olá, receita de massa de pão de ló parece ser como conselho, todo mundo tem um a dar mas nem todos funcionam. Aqui mesmo, na Cozinha Sincera,  tem uma receita excelente mas extremamente chata pois é necessário bater a massa por 20 minutos sem parar.

Vocês podem imaginar minha felicidade quando recebi a visita da querida Tia Fátima, boleira de extrema competência, residente em Cuiabá MT,  que compartilhou comigo sua infalível e fácil receita de pão de ló.

Ingredientes:

image

  1. Cinco ovos em temperatura ambiente, clara e gemas separadas.
  2.  Duas xícaras de açúcar.
  3. 2 1/2 de farinha de trigo.
  4. Uma xícara de leite quente.
  5. Uma  colher de manteiga.
  6. Uma colher de sopa cheia de Fermento de bolo.p

Modo de Fazer:

Aqueça o forno a 200 graus.

Unte e forre apenas o fundo da forma. Aqui uma dica preciosa compartilhada pela Fátima: se você untar as laterais, o bolo se desprende quando sai do forno e abaixa no meio. Untando somente o fundo, a massa fica presa às bordas e é só soltar com uma faquinha afiada.

image

Queria fazer um bolo em camadas, assim usei um refratário pequeno para ser a camada de cima, pois não tinha uma forma nesse tamanho.

Usando uma vasilha funda, bata as claras em neve até formar picos firmes.

image

Adicione as gemas, uma de cada vez, intercalando com o açúcar. Bata muito bem.

image

Desligue a batedeira e adicione toda a farinha de uma vez. Misture com um batedor “fouet” até incorporar toda a farinha.

image

Coloque o leite quente com a manteiga derretida dentro e misture bem, adicone o fermento e leve para assar até ficar bem dourado.

image

image

image

Amanhã postarei a recita do Creme de Confeiteiro, da Geléia de Frutas Vermelhas e a montagem do Bolo Naked Cake.

Autor:

Gosto de cozinhar porque acho que existe algo de mágico e misterioso no ato de escolher ingredientes simples, disponíveis na natureza a milhares de anos, e transformá-los em uma comida que encanta, primeiro pelo aroma, depois pela cor e por último pelo sabor. Essa alquimia é capaz de nos surpreender a cada vez que repetimos uma receita. Exemplo: Peixe fresco, com molho de ervas, guarnição de legumes e purê de batatas. Simples, fácil e perfeito.

6 comentários em “Pão de Ló da Tia Fátima. Uma receita que sempre dá certo.

    1. Maria Luiza, bem-vinda a minha Cozinha. A receita do bolo está no post que você comentou e de fato é um bolo muito gostoso. Sobre um curso de bolos você deve procurar em sua cidade ou fazer um pela web. São vários os canais que ministram aulas, até mesmo gratuitas, de bolo e confeitaria. Abraços sinceros, Sheila.

      Curtir

  1. Pessoal, fiz recentemente essa receita é eu tô muito satisfeita. Um massa bem fofinha, leve e o principal muito saborosa. Combina com qualquer recheio e pra quem é fã de chocolate eu adicionei chocolate em pó na massa. E ficou divino!😃😉

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s